segunda-feira, 19 de março de 2012

O leite creme da Avó Rosa

No fim de semana aventurei-me a fazer leite creme à moda da minha Avó. Apesar de ter usado a mesma receita, o resultado ficou ligeiramente aquém do esperado, provavelmente porque me falta a prática de anos e anos a fazer doçaria tradicional.

Ingredientes:
1 litro de leite gordo
200 gramas (bem pesados) de açúcar
4 gemas
2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
1 pitada de sal
1 pau de figueira
1 casca grande de limão
1 cálice de vinho do Porto
leite meio gordo q.b.
açúcar para queimar

Modo de preparação:
Num tacho de cobre deita-se o leite gordo, o açúcar, as gemas batidas e passadas pelo coador, o sal, o amido de milho previamente dissolvido em leite e o pau de figueira. Leva-se ao lume e mexe-se sempre com os mesmos movimentos e com uma velocidade constante. Quando este preparado estiver quente, deita-se a casca de limão. Deixa-se levantar fervura e retira-se do lume, sem deixar de mexer. Retira-se a casca de limão e o pau de figueira. Depois de arrefecer ligeiramente, deitar duas ou três colheres deste creme numa tigela, adicionar o vinho do Porto e verificar se o creme não talha. Caso se mantenha numa fase, acrescenta-se o conteúdo da tigela ao tacho. Deita-se em pratos de servir e deixa-se arrefecer. Na altura de servir, polvilha-se com açúcar e queima-se com um ferro bem quente.

Infelizmente comeu-se tudo antes de tirar uma fotografia. Da próxima vez que fizer, tiro uma para pôr aqui. Bom apetite!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Salada grega

Os dias já começam a aquecer. Sabe bem debicar uns amendoins e beber uma cervejinha bem fresca enquanto se apanham os primeiros raios de sol da Primavera. Para o jantar sabe bem comer um peixe grelhado só com sal e limão, acompanhado de uma salada grega.

 Na salada parto um pepino e dois tomates aos cubos, deito um dente de alho esmagado, um quarto de cebola picado e azeitonas pretas descaroçadas. Tempero com sal, pimenta, azeite, vinagre, sumo de limão e queijo feta esmagado. Uma salada fresquinha para uma refeição mais leve. Bom apetite! :)

domingo, 4 de março de 2012

Folhadinhos de carne

A minha Avó fazia um picado de carne que era de chorar por mais. Geralmente usava-o para rechear rissóis ou para fazer um empadão de carne. Pois bem, aproveitando o que ela me ensinou, usei as sobras do cozido à portuguesa, típico do domingo gordo cá em casa, para fazer uns petisquinhos de massa folhada.

Piquei a carne variada que tinha cozido: frango, porco, vaca, chouriço de carne, bacon, presunto e costela (depois de desossar). A carne depois de picada tinha cerca de um quilo. Num tacho piquei uma cebola média, quatro ou cinco dentes de alho e deixei fritar numa quantidade generosa de azeite. Juntei a carne picada, salsa picada, azeitonas pretas descaroçadas e cortadas finamente e temperei com sal e pimenta. Retirei a mistura do lume. À parte forrei algumas forminhas com massa folhada e recheei com o preparado anterior. Levei ao forno médio/alto até cozer a massa folhada. E pronto, uns folhadinhos de carne deliciosos! :)

Bom apetite!