quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Páscoa já passou

No outro dia apeteceu-me fazer um folar caseiro. Deu-me na telha e lá experimentei. Afinal de contas, estávamos na Páscoa. :) Estive indecisa se haveria de fazer um folar doce ou um folar salgado à moda trasmontana. Como já era tarde e a minha veia doce não estava propriamente a latejar, aventurei-me a improvisar um folar com carne. Pesquisei na net meia dúzia de receitas e o compilei-as para sair um resultado aceitável. Cá vai a receita. :)

Ingredientes:
4 ovos
335g de farinha de trigo T65
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de fermento seco
50g de margarina
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
sal q.b.
carnes a gosto para rechear (eu usei bacon, fiambre e chourição)

Na cuba da máquina de fazer pão pus os ovos, a margarina amolecida, o azeite, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Liguei a máquina no ciclo para fazer massa. Quando o ciclo acabou, deixei a massa a levedar dentro da máquina cerca de uma hora. No fim deste tempo, retirei-a e estendi a massa na banca polvinhada de farinha. Dividi a massa em dois e coloquei os vários tipos de carne entre as duas partes. Deixei levedar mais uma hora num sítio morno e levei ao forno a 175ºC cerca de 45 minutos, até estar cozido. E pronto, um folar quentinho a sair do forno que se foi num piscar de olhos. :)

Bom apetite!

Uma tarte de peru e feijão verde

Ontem à noite apetecia-me comer uma tarte de carne de vaca e cogumelos, típica da Inglaterra, mas não tinha ingredientes em casa. Abri o frigorífico e inspirei-me na hora para fazer esta tarte ligeiramente ácida. Uma experiência a repetir. :)

Ingredientes:
uma tijela de peito de peru aos cubos
uma tijela de feijão verde congelado
1 pacote de natas de soja
2 cebolas médias
2 dentes de alho
meio copo de vinho branco
4 rodelas de chouriço
1 base de massa folhada
azeite, sal e pimenta q.b.

Numa frigideira deitei as cebolas cortadas às rodelas, os alhos picados e o peru e deixei fritar num bocadinho de azeite. Acrescentei o vinho, o feijão verde, as natas, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar em lume brando durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o molho engrossou, acrescentei o chouriço partido aos pedacinhos pequenos e envolvi tudo muito bem. Retirei do lume. Estendi a massa folhada numa forma de tarte de fundo amovível, piquei-o com um garfo e deitei o preparado anterior. Retirei os excessos de massa e pu-los por cima a enfeitar. Meti no forno previamente aquecido a 175ºC até a massa estar cozida e servi com uma salada.


Bom apetite!