domingo, 12 de dezembro de 2010

Comida caseira para despachar

Havia sempre uma meia dúzia de batatas pequeninas que ficavam esquecidas no fundo dos sacos. Essas batatinhas, cujo único defeito era darem imenso trabalho a descascar, ficavam a aguardar um dia com mais tempo para serem preparadas.

Muitas vezes a minha Avó, com uma paciência infinita, descascava-as durante imenso tempo para fazer umas batatinhas estufadas de chorar por mais. Às vezes fazia com uma galinha caseira, mas desta vez só tinha cá por casa rojões. Venci a preguiça e aproveitei as batatas renegadas para fazer mais uma das receitas herdadas.

Batatas estufadas com rojões
250g de rojões
12 batatinhas pequenas
2 colheres de sopa (bem cheias) de concentrado de tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
1/2 copo de vinho branco
azeite, sal e pimenta q.b.

No fundo de um tacho coloca-se o azeite, a cebola e os alhos picadinhos, os rojões partidos pequenos, o vinho, o tomate e tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se estufar tudo até a carne estar quase cozida, em lume médio. Se for preciso, adiciona-se um pouco de água para não queimar. Quando a carne estiver quase cozida, juntam-se as batatas inteiras, rectificam-se os temperos e deixam-se estufar em lume brando até as batatas se começarem a desfazer.





E aqui está um prato à moda antiga que fazia parte do menu dum qualquer dia domingueiro da casa da D. Rosa. :)

domingo, 5 de dezembro de 2010

A começar

A minha Avó, uma grande senhora com umas mãos de fada para a cozinha, sempre me ensinou a respeitar a comida e a cozinhar com o coração. Não interessa se correu mal, se queimou um bocadinho, se a mão escorregou e ficou puxado na pimenta. Acidentes na cozinha acontecem. O importante é cozinhar com gosto e inovar. A Internet tem milhões de receitas e este blog é só mais um com experiências que às vezes correm bem, outras nem por isso. Mas acima de tudo, este blog é uma homenagem à minha Avó, que me passou o gosto pela cozinha e me ensinou a andar de volta dos tachos e das panelas.

Espero que se divirtam a navegar por este cantinho, da mesma maneira que eu me diverti a experimentar coisas antigas ou mais recentes. :)